Ludoteca EMEnc

Jogos de Tabuleiro Modernos e Educação

Espaço com vários jogos para diversão e aprendizado de alunos e da comunidade escolar.


Acervo

O acervo conta com vários títulos de diferentes estilos de jogos de tabuleiro (ou "jogos de mesa"), com variadas temáticas e para diversas faixas etárias.


Proposta

Utilizar os jogos de tabuleiro modernos como ferramenta de desenvolvimento de conhecimento e habilidades de forma leve e divertida, estimulando a interação saudável com os outros.

Jogos de mesa, aptidões e competências-chave:

APTIDÕES: Verbal; Numérica; Espacial; Raciocínio Lógico; Atenção e Memória.

COMPETÊNCIAS-CHAVE: Comunicação Linguística; Competência Matemática e competências básicas em Ciência e Tecnologia; Competência Digital; Competência Aprender a Aprender; Competências Sociais e Cívicas; Sentido da Iniciativa e Espírito Empreendedor; Consciência e Expressões Culturais.

O jogo é...

1. CULTURA: É uma ferramenta para interpretar o mundo mediante a metáfora do

funcionamento do jogo.

2. CRITÉRIO: Quando jogamos aprendemos a tomar decisões.

3. DIVERSÃO: A finalidade do jogo é o entretenimento. Jogar permite que sejamos nós mesmos.

4. DESAFIO: Jogar traz evolução pessoal, realização e melhora as capacidades pessoais.

5. IGUALDADE: Não importa o sexo nem a idade, tampouco qualquer outra condição. A outra pessoa é um jogador como você.

6. EXPERIMENTAÇÃO: Os jogos nos permitem aprender com nossos erros ou com nossos acertos.

7. COMPREENSÃO: Explicar as regras do jogo representa um duplo exercício de ensinamento social e compreensão.

8. SOCIABILIDADE: Jogar aproxima os amigos.

9. CONHECIMENTO: Jogar nos desperta o desejo de saber mais sobre o jogo e o tema desenvolvido nele.

10. LIBERDADE: Não há jogo sem a aceitação sincera e voluntária das regras. Jogar é diversão.


Referência: "Devir - Escolas: Neuroeducação e Jogos de Mesa" (https://devir.com.br/escolas/)